sábado, 15 de dezembro de 2007

O básico se torna mais básico quando se está longe...


"Um homem precisa viajar.
Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv.
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu.
Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto.
Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver."

(Amyr Klink)

Certo está esse rapaz aí que escreveu as linhas acima. Viajar é realmente preciso. E muitos acham que a vida que levam é uma viagem, quando na verdade estão parados na estação.

Tenho um gosto por trilhas (de bicicleta) bem latente e, quase sempre, incompreensível. Mas é que, depois de pedalar vários quilômetros, você começa a sentir falta das coisas básicas. Começa a achar que o "Faustão" é o melhor dos programas de TV (algo quase impossível hoje em dia) - e isso simplesmente pelo fato de você estar em casa, relaxando, depois de ter passado algumas horas ou alguns dias fora. E isso sem contar que, nos caminhos de pedal percorridos você consegue ter contato com algo quase que em extinção na cidade: pessoas. Não quaisquer pessoas, mas pessoas que pensam diferente, agem diferente e têm valores completamente diferentes dos nossos (ou você acha que alguém que mora há 5 km da casa mais próxima pensa em como "conquistar o mundo" como nós)

Com isso, nos resumimos à nossa insignificância em dois pontos:
1- Não temos motivo para levarmos a vida na correria em que a levamos;
2- A felicidade, sempre tão sonhada, é muito relativa.

E isso é bom. Nos faz voltar ao chão e nos faz ser pessoas melhores, mais empáticas. Acaba com a "arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos".

Viajar é preciso. E muito. Mas o mais importante é a volta.
É quando, depois de pouco ou muito tempo, começamos a sentir saudade daquilo que é básico em nossas vidas. É quando começamos a sentir saudades das nossas raízes e valores.
Uma boa viagem àqueles de bom senso. Um bom retorno. E um bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: