sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Versão moderna da solidão...


Hoje recebi uma foto de quando tinha 15 anos. Interessante fazer uma comparação dos meus anseios de tempos atrás com os anseios de hoje. Angustiante saber que antes eu desejava tudo o que eu tenho hoje. E hoje, em alguns momentos, desejo tudo o que eu tinha antes.

A melhor forma para espantar todos esses fantasmas é ter a absoluta certeza (?) de que a melhor fase de nossas vidas é a atual.

Se fizermos um balanço geral, isso é a mais absoluta verdade. Hoje temos conhecimentos que nem de perto tínhamos tempos atrás. Mas.. e aí? A grande pergunta: isso é bom ou mal?

De alguma forma é bom, de alguma forma é mal. Na verdade nunca saberemos exatamente o que o mundo nos reserva e a vida sempre vai ser 50/50: tudo o que você fizer ou escolher tem 50% de chance de dar certo.

O "e se" precisa ser encarado como algo que foi e não volta mais. Como um leite derramado. E pra quem já ouviu falar de "efeito borboleta", sabe que o esforço que aplicaremos para tentar reverter certas situações acaba sendo humanamente impossível (ou seja, basicamente, relaxa e aproveita o tufão...).

O único problema ainda persistente em tudo isso é que o "e se" fica constantemente em nossas cabeças. E quanto menos atividade você tem, mais atenuante ele fica.

E quando você se depara, como ilustra a foto acima, sentado num banco, de frente para um mar imenso, num clima propício, você às vezes olha para o lado e lá está ela: a solidão.

E é nessas horas que o tal do "e se" bate forte na sua cabeça...

E sabe o que você faz? Levanta a cabeça, pede licença e segue em frente porque ainda tem os outros 50% esperando para acontecer...

Excelente final de semana para todos nós.

4 comentários:

Elizabeth Maia disse...

Oiê! Passei pra retribuir a visita. Mulher de tpm escuta cada coisa, né? hahaha... Depois comento seu post. Um beijo.

Elizabeth Maia disse...

Eu sinto falta de não ter responsabilidades... era assim na infância. Bjos. obrigada pela visita.

Unknown disse...

SEmpre digo e a maior dádiva que temos é o livre arbítrio. Eu acredito as nossa vida está estreitamente ligada ad escolhas.
Eu também sinto saudades dos meus desejos passados, mas o importante é sempre olhar para frente e quando der saudade olhar para trás com um sorriso.
Volte Sempre! Eu tbm voltarei...
bjo

Anônimo disse...

As vezes tenho vontade de reviver alguns fatos passados e então fico dividida, pensando que se tivesse optado pelo passado, poderia ser diferente, sei lá, melhor ou pior, na verdade, acho que tenho vontade de saber como teria sido, se tivesse insistido em algumas coisas naquela época...Enfim, acho que nunca saberei como seria, pois que as coisas tomaram rumos distintos. Gostei do blog, espero que você escreva mais, pois me identifico com estes textos. Beijo e bom dia!!!!