segunda-feira, 14 de abril de 2008

O básico sobre sentimentos e fúrias...



Mais um vídeo. Na verdade ele não é novo. É do mesmo tempo do "Laços". Mas só agora que encontrei esse vídeo legendado para compartilhar. Mas é o tipo do vídeo que poderia ser criado no século passado e, mesmo assim, seria atual.

Fala de uma doença devastadora e, infelizmente, incurável. Mas fala também de nossos sentimentos. De como todos nós nos sentimos uma criança de 14 e poucos anos insegura frente a qualquer situação nova e, de quebra, assustadora.

De primeira, a fúria e a incompreensão. Inerentes a todos nós, sempre criando "capas" e "bolhas" nas quais não queremos sair nunca (sempre associo a um cachorro comendo sua ração na tigela - quem já tentou afastar a tigela do animal exatamente no momento da refeição do mesmo sabe qual a reação dele). Ou seja, qualquer vento que abale nosso sossego nos faz cair em desgraça e, inevitavelmente, nos faz querer partir pra cima e defender nosso território.

Depois, a queda. Que nos coloca no nosso devido lugar: a lona. Que nos faz refém de nós mesmos e deixa nosso olhar cabisbaixo perante a impotência de ação frente à situações que simplesmente não podem ser mudadas.

Já li em algum lugar uma oração que diz: "Deus, dai-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as coisas que posso e, principalmente, SABEDORIA para poder diferenciar uma das outras."

Mas essa sabedoria não ensinam na escola. Então, só nos resta sermos autodidatas para nossos sentimentos e fúrias cotidianos. Ou tudo pode ser muito menos básico. E de coisas não-básicas, o mundo está lotado.

Nenhum comentário: