quinta-feira, 6 de maio de 2010

O QUE NOS DIFERENCIA


O que nos diferencia?

Todos somos frutos do meio ou nascemos pré-dispostos a exercer nossa função no mundo? Eis uma questão que nos assola desde sempre quando olhamos para nossas carreiras e até mesmo para nossas questões pessoais. Sempre que paramos para pensar em nossas vidas, surge uma questão persistente: “e se fosse diferente do que é hoje?”. Conseguimos respondê-la ou ficaremos para sempre na divagação do “e se”?

O fato é que não existe uma receita de bolo. Não existe uma resposta pronta. Isso porque nós, como seres pensantes, somos a soma de todas as nossas experiências e vivências acumuladas durante os anos. Somos o resultado único e valioso da mistura de cargas positivas, neutras e negativas que nos rondaram e nos rondam até hoje. Daí o caráter extremamente individual e singular de cada pessoa à nossa volta.

Mas, e o que nos diferencia do nosso próximo? Simples. É a mistura de três fatores fundamentais: conhecimentos, habilidades e, o mais importante de todos eles, atitude!

Conhecimento nós podemos adquirir, habilidade podemos treinar. Mas, e a atitude? Muitos acham que atitude é ação. No entanto, atitude é racionalizar, sentir e externar. É algo interno, que deve ocorrer de dentro para fora. E entre a conscientização e a ação, necessariamente deverá estar presente o sentimento como elo de ligação. Ou você sente, ou não muda.

Atitude é aquilo que nos diferencia perante os iguais. Que nos faz mudar aquilo que parecia imutável. Que nos faz praticar o que é certo em detrimento do errado. É aquilo que faz com que grandes ideias virem realidade e, assim, finalmente, o mundo gire. Sempre em frente. Sempre para melhor.

Que atitude você tomou hoje?

Um comentário:

Ivan Monticelli Jr disse...

Que alegria encontrar este blog.
Estou aqui revoltado tentando achar o "basico do básico de atendimento em recepção" depois de ser "mais uma vez" tratado como "não gente" em um consultório médico.
A re(dece)pcionista, nem sequer olha na cara de quem entra... uma toupeira. Saí de la sem ser atendido e revoltado tentando entender se o errado sou eu ou ela. Afinal, qual é o mínimo em atendimento e cortesia?